domingo, 1 de abril de 2012

Bouba Aviária em Canários Belga



A varíola aviária também conhecida como Bouba é causada por um Poxvírus e afeta aves como canários belgas, galinhas, patos, etc. (neste post vou me deter apenas na infecção em canários).
A transmissão do vírus pode ocorrer por lesões na pele, por partículas nas fezes ou por secreções, e também, pela picada de mosquitos que é uma das formas mais difíceis de ser controlada, visto que, a partir do momento que o mosquito infectado começar a picar outros canários os infectará também os deixando doentes.

 Este vírus ataca os animais de todas as idades, os adultos são menos susceptíveis, mas quando infectados mais fáceis de serem curados do que canários mais jovens.

O sintoma mais comum é formação de nódulos ou vesículas com pus nas regiões desprovidas de penas (fato que aumenta a ocorrência e a maior taxa de mortalidade entre canários filhotes). Mas também podem ocorrer sinais clínicos, tais como falta de apetite, eriçamento das penas, sonolência, entre outros.

A maioria das aves morre em torno de três dias a partir do aparecimento dos sinais clínicos e a mortalidade varia de 70% a 99%. Portanto, o melhor tratamento para a bouba é a prevenção. Criadouros que desinfetam suas dependências periodicamente mantêm gaiolas e poleiros limpos, livres de crostas e evitam a entrada de insetos que possam agir como vetores, diminuirão a incidência da bouba em suas aves.

Experiência Própria
Amigos há algum tempo (depois de muita pesquisa e busca de informações em clínicas veterinárias) diagnostiquei que minha criação de canários estava com bouba e lhes asseguro que não é nada fácil lidar com esta doença. A falta de conhecimento e informações é o que mais dificulta e atrasa o tratamento. Então depois de muitas mortes de canários, de ouvir pessoas dizendo que a doença não teria cura e de pesquisas intermináveis sobre a doença encontrei um remédio homeopático que foi a salvação para minha criação: a tintura de Thuya. Este remédio deve ser aplicado diretamente nas feridas, durante seis dias, e depois tem que esperar a bouba cair. Este remédio foi excelente, recomendo a todos que estiverem com este problema, pois usando ele e consegui salvar vários canários (dos que restaram). Além de usar a tintura de Thuya nas feridas, fiz um controle de mosquitos no ambiente no qual eles ficavam à noite. Usei também, inseticida comum desses de mercado mesmo (à base de água), e o resultado foi bastante satisfatório, visto que não apareceram novas infecções nos outros canários.

Pois bem, espero que este post possa ajudar da melhor maneira quem tem dúvidas sobre a bouba ou varíola aviária.

Quem tiver dúvidas ou quiser compartilhar suas experiências sobre a doença, sinta-se a vontade para comentar.

18 comentários:

  1. Como vai amigo Josimar, tudo certo?
    Bem,estou tendo uma experiência nada fácil aqui com meu canário belga e gostaria de compartilhar. Há pelo menos 15 dias o canário apresentou um cenário de muda de penas, porém ao decorrer dos dias pude verificar que não se tratava de muda e sim de algum outro tipo de doência recorrente. Primeiramente os olhos do bichinho começou a lacrimejar, sem prurido, sem verrugas, sem inchaço, apenas lacrimejar. Logo após pude perceber uma grande falha nas penas da nuca, no peito e debaixo das asas e parou de cantar. Come e bebe normalmente. Entrei com suplementos vitamínicos (hydrovit), antibiótico e apliquei ivomec por 3 dias (narinas, bico e coxa). Tenho percebido uma melhora nele, mas o olho direito piorou...tem inchaço e irritação, ele perdeu muito peso e parece ofegante. Alguém teve alguma experiência parecida? Talvez não seja bouba aviária,pois nao tem verrugas, nem decamaçoes e nao perdeu apetite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ricardo ... estou com esse mesmo problema que vc citou acima , o meu é um canário da terra , ele está com um dos olhos um pouco inchado e sem penas , Mas está comendo bem e tb cantando,isso há tem uns 14 dias , e percebi que no outro olho ele está com uma verruguinha bem pequena ,mas esse outro olho está aparentemente normal , queria saber se vc obteve sucesse no seu problema e se sim , como conseguiu resolver ? abraço

      Excluir
    2. qual medicação devo usar?
      meu zap é 22 998358779
      quem poder me ajudar agradeco

      Excluir
  2. Obg Josimar meu trinca ferro apareceu hj cm essa doença. Onde eu posso comprar esse remédio???

    ResponderExcluir
  3. Obg Josimar meu trinca ferro apareceu hj cm essa doença. Onde eu posso comprar esse remédio???

    ResponderExcluir
  4. Nossa, meu canario Belga tbm parou de cantar tem mais de 15 dias a mais ou menos 2 semana ele esta empumadinho,como passei 2 dias fora d casa, chehuei estava zninhado em cima das sementes, e percebi barios inchaços nos dedinhos das patinhas.
    Nao sei o q fazer. Nao quero perder meu menino. Ele esta separado dos outros q sao 14 calopditas e mais 1 outro belga macho. Aqui como moro perto da mata, tem muitooooo pernilongos. Vou monitorar isso tbm, e minhas calopsitas tambem podem pegar?

    ResponderExcluir
  5. Meu canário belga criou um caroço que mais parece uma verruga em cima do olho e perto do bico,ele tá bem magro estou preocupada o que pode ser? Como devo tratar ? Por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  6. o meu canário está com um monte de pipocas na asa.
    já isei 2 vidros de thuya nao estaadiantando nada
    me ajude por favor

    ResponderExcluir
  7. Nossa. Vou procurar essa thuya. Nem com norkill o canário melhorou.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde já perdi vários canários com ferida nas patas passava pomada antibióticos e nada acabava morrendo pois perdia o apetite e dava peito seco. Agora eu tô com um canário roco e xiando aí eu ministrei allax pra ele pra ver se era ácaro e continuou roco e xiando aí eu repetir a dose de allax e mesmo assim ele continua roco e xiando e agora começou a mudar pena. Será que pode ser a bouba aviária? E posso ministrar tintura de tuya pra ele em muda de pena? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. Como eu uso o thuya dou pra beber ou do aplico

    ResponderExcluir
  10. Meu canário belga aparecel com essa coisa oq posso

    ResponderExcluir
  11. Opa amigo o meu canário está com este caroço na barriga está se alimentando normal vou fazer este tratamento e depois falo se deu certo o brigado pela dica,

    ResponderExcluir
  12. Bom vou fazer isso valeu de mais vou horar por você colega Jesus te abençoe fica na paz do senhor.

    ResponderExcluir